terça-feira, 4 de outubro de 2011

O terrível DUMPING =/

Vamos à definição:

Síndrome de dumping
Origem: Wikipédia


A síndrome de dumping é uma resposta fisiológica devida à presença de grandes quantidades de alimentos sólidos ou líquidos na porção proximal do intestino
Conjunto de sinais e sintomas decorrentes do esvaziamento gástrico precoce, observada nos pacientes submetidos à gastrectomia. Existem basicamente dois tipos:


/*/
Precoce: ocorre em até 30 minutos. O conteúdo hiperosmolar da dieta alcança a luz intestinal de forma muito rápida. Isso desencadeia uma translocação de fluídos para a luz intestinal, ocasionando uma resposta vaso-vagal, que se manifesta com taquicardia, sudorese, sensação de morte, sonolência, etc. O uso de açúcares neste paciente piora o quadro.


/*/
Tardio: ocorre após 2 horas. Após o alimento alcançar o intestino e ser absorvido, o pâncreas produz uma grande quantidade de [insulina], o que leva o paciente a apresentar o quadro de hipoglicemia. O tratamento neste caso é realizado a base de açúcares.

Demorei um pouco prá tocar nesse assunto, pq infelizmente é algo que sofro e com certa frequência...
Lembro-me que antes de operar, sempre ouvia as "borboletas" comentando sobre esse tal de Dumping, mas não sabia ao certo como era.
Lembro como se fosse hj qdo senti a primeira vez. Era recém operada (uns 4 meses), foi na hora do meu almoço no trabalho, após um Suco de Caixinha de Uva da Sufresh. Nossa, como passei mal.
É exatamente, como descrito aí em cima. Nesse caso foi o Dumping Precoce.  Passei realmente mal, suando frio, taquicardia, parecia q ia desmaiar... Era calor e frio tdo junto. Vontade de vomitar, com vontade de ir no banheiro, misturado com sono e af como se minha pressão tivesse no calcanhar!
E tb, a pouco tempo tive o Dumping Tardio.
Na vdd, esse me dá mais frequentemente. E a pior vez, foi qdo fui deitar. Pensei realmente q ia morrer. Qdo me lembro mé dá até um arrepio na espinha.
Farei um exame de Curva Glicemica na sexta feira, pra ver pq está ocilando tanto minha Glicemia. Nunca sei se ela está Hipo ou Hiper.
Só sei, q fico muito, muito mal!
É horrível....
Confesso, q de tdo, tdo msm é a unica coisa q não gosto depois q operei.
Espero em breve, poder resolver com Fé em Deus!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário